A ABrES

O que somos?

Um breve resumo da história da ABrES

A Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABrES, foi fundada em Brasília, DF, aos vinte e nove dias do mês de novembro do ano de 1989, um ano depois da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma sociedade civil de âmbito nacional, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com natureza e fins não lucrativos, com sede e foro na cidade de Rio de Janeiro e prazo de duração indeterminado.

Foram seus sócios fundadores: Adilson Bratherich; Akira Kono; Alceu Alves da Silva; André Cesar Medici; Antonio Correia de Campos; Antonio José Gerra; Carlos Alberto Lisboa Vieira; César Augusto Barros Vieira; Eugênio Villaça Mendes; Janice Maria Ledra Vasconcellos; Joan Rovira I. Forns; Judit do Amaral Marcondes Armando; Lorena Bernadete da Silva; Marcos José Mandelli; Maria Emília Rocha M. de Azevedo; Maria do Rosário Giraldes; Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro; Miriam Auxiliadora Araujo Dayrell; Rosa Maria Marques; Sebastião Francisco Camargo; Sério Francisco Piola; Silvia Maria Porto; Solón Magalhaes Vianna; Vicente Ortún; Zélia Maria de Almeira; Zuleide do Valle Oliveira Ramos.

A ABrES tem por objetivo congregar técnicos, docentes e outros profissionais com interesse na área da economia da saúde e, nesse campo, contribuir para o desenvolvimento, a difusão e a aplicação de técnicas, métodos e conhecimentos.

Para a realização de seus objetivos, a Associação promove:

  •     Realização, publicação e divulgação de estudos e pesquisas;
  •     Organização de eventos técnico-científicos;
  •     Divulgação de eventos e publicações da área no seu site;
  •     Financiamento de programas e projetos;
  •     Organização e manutenção de serviços de informação e documentação;
  •     Cooperação com instituições governamentais e privadas e com entidades congêneres, nacionais e estrangeiras.

A história da ABrES, desde sua fundação, se confunde - e seria inusitado se fosse diferente -, com a da Economia da Saúde no Brasil como campo de conhecimento específico. A ideia de criação da Associação surgiu em junho de 1989 durante a realização de um seminário sobre economia e financiamento da saúde na FIOCRUZ/ENSP.

Esse Seminário, que contou com a participação de colegas da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES), foi articulado ainda em 1988, por ocasião do 1º Curso Taller de Economia de la Salud, realizado em Barcelona, e promovido pela Associação Espanhola de Economia da Saúde (AES) e Ministério de Sanidad e Consumo da Espanha. Participaram desse Curso-Taller, entre outros, técnicos do Fundação Oswaldo Cruz e do Ipea (Maria Alicia Ugá Domingues e Sérgio Francisco Piola) que depois iriam participar da fundação da ABrES.

A criação da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) foi efetivada ainda em 1989, mais precisamente no dia 29 de novembro de 1989 em Brasília, quando o IPEA, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e a colaboração de docentes da Associação Portuguesa (APES) e Espanhola (AES), promoveu a realização do I Workshop Internacional de Economia da Saúde.

Um II Workshop foi realizado dois anos depois (junho, 1992) em São Paulo. Desta vez a parceria reuniu, além do IPEA/PNUD, e a APES, a USP/FSP (Núcleo de Estudos de Políticas e Serviços de Saúde - NEPSS). Nesta oportunidade, foram dados os primeiros passos para a edição de um livro sobre a matéria, proposta viabilizada no âmbito do IPEA, mais uma vez apoiado pelo PNUD, pela APES e pela Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa e seus docentes Francisco Ramos e João Pereira. A publicação - Economia da Saúde - "Conceito e Contribuição para a Gestão da Saúde" - reuniu a contribuição de autores brasileiros e portugueses e teve sua primeira edição publicada pelo IPEA em 1995. Desse livro, talvez o primeiro produzido no Brasil sobre Economia da Saúde, foram feitas mais duas impressões, em 1998 e 2002. Atualmente a versão em meio eletrônico está disponível no site do IPEA.

A ABrES contou desde sua criação com o apoio institucional de diversos órgãos, com destaque para a participação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e do Ministério da Saúde, particularmente, Departamento de Economia da Saúde e da representação local da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que, por meio de seus técnicos ou de eventos que patrocinaram, contribuíram mais decisivamente para o contínuo desenvolvimento da associação.

Um apoio importante para a Economia da Saúde no Brasil e para a ABrES foi o Projeto de Cooperação Técnica na área de Economia da Saúde (MS/IPEA/DFID). Por meio deste projeto, entre 2002 e 2004, foram desenvolvidas pesquisas, capacitados inúmeros profissionais e foi dado apoio a diversos eventos realizados pela ABrES.

A ABrES já realizou vinte e um eventos de apresentação e discussão de trabalhos no campo da Economia da Saúde, de caráter nacional (dezesseis) e internacional (cinco). Dentre estes, destacam-se duas modalidades de eventos nacionais - os Encontros Nacionais de Economia da Saúde (de maior abrangência temática), as Jornadas Nacionais de Economia da Saúde (com um recorte temático mais específico); e um evento de caráter internacional - o Congresso de Economia da Saúde para América Latina e Caribe, que aborda um leque temático amplo.
A partir de 2013, a ABrES passou também a organizar Encontros Regionais e Seminários, com o intuito de incentivar  a criação de núcleos de economia da saúde pelo país e divulgar o conhecimento na área.

A ABrES já organizou os seguintes Encontros Nacionais:

  •     I Encontro - Rio de Janeiro (1989);
  •     II Encontro – São Paulo (1992);
  •     III Encontro – Brasília (1994);
  •     IV Encontro – Fortaleza (1996);
  •     V Encontro – Salvador (1999);
  •     VI Encontro – Nova Friburgo (2002);
  •     VII Encontro – Rio de Janeiro (2004);
  •     VIII Encontro – São Paulo (2007);
  •     IX Encontro – Rio de Janeiro (2009);
  •     X Encontro - Porto Alegre (2011).
  •     XI Encontro - São Paulo (2014).
  •     XII Encontro - Salvador (2016)

Também foram organizadas seis Jornadas Nacionais de Economia da Saúde:

  •     I Jornada – São Leopoldo (2003);
  •     II Jornada – Belo Horizonte (2005);
  •     III Jornada – Fortaleza (2006);
  •     IV Jornada – Salvador (2008);
  •     V Jornada - Recife (2010);
  •     VI Jornada - Brasília (2012)

Encontros Regionais e Seminários

  •  Encontro Regional de Economia da Saúde - Recife (22 de março de 2013)
  •  Encontro Regional – Região Metropolitana de São Paulo: alocação de recursos e regionalização do SUS - São Paulo (05 de abril de 2013)
  •  Encontro Regional de Economia da Saúde - Campo Grande (09 de agosto de 2013).
  •  Encontro Regional de Economia da Saúde - Nordeste - Avanços e eficiências na política de saúde para o SUS - João Pessoa (11 e 12 de março de 2014)
  • Seminário de Economia da Saúde: o financiamento frente ao desafio da universalidade e da integralidade: a experiência brasileira, chilena e cubana - São Paulo, 28 de março de 2014.

Foram, ainda, realizadas, com a participação da ABrES, cinco versões do Congresso da Associação Latino Americana de Economia da Saúde:

  •     I Congresso - Rio de Janeiro (2004);
  •     II Congresso - Buenos Aires, Argentina (2006);
  •     III Congresso - Havana, Cuba (2008);
  •     IV Congresso - Santiago do Chile (2010);
  •     V Congresso - Montevidéo - Uruguai (2012);
  •     VI Congresso - São Paulo - Brasil (2014)
  •     VII Congresso - Buenos Aires - Argentina (2016)

A ABrES também tem um papel destacado na congregação de Associações de Economia da Saúde da América Latina e do Caribe, tendo sido fundamental no processo de criação da Associação de Economia da Saúde da América Latina e Caribe (AES - LAC), levada a efeito em 24 de julho de 2008, em Havana/Cuba, local de realização do III Congresso Latino Americano . Recordamos que a primeira reunião de associações da região foi realizada em 2004, no Rio de Janeiro, durante o VII Encontro Nacional de Economia da Saúde. Na última reunião da Associação de Economia da Saúde da América Latina e Caribe (AES_LAC), realizada em novembro de 2012, em Montevidéu, o Brasil foi escolhido para ser o país sede do VI Congresso de Economia da Saúde da América Latina e Caribe, tendo sido realizado em conjunto com o XI Encontro Nacional de Economia da Saúde.

Durante todos os anos de sua trajetória, a ABrES sempre esteve presente nos principais momentos da política de saúde no país, atuando ativamente na defesa e no aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. A ABrES tem participado de eventos promovidos pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e de mobilizações nacionais em defesa do SUS. A associação tem representação na Câmara Técnica do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS) desde a fundação da Câmara.

Contato

Pagamento de Anuidade

Clicando nos botões abaixo, você será redirecionado para o site pagseguro.uol.com.br, onde deverá preencher os campos solicitados e ao final selecionar a forma de pagamento "BOLETO BANCÁRIO". Imprima e pague o boleto bancário.

A confirmação do pagamento e da inscrição será feito por e-mail, em até 03 dias úteis.

1. ANUIDADE ABrES 2015: R$ 250,00

2. ANUIDADE ABrES 2016: R$ 230,00