Associação de Economia da Saúde da América Latina e Caribe (AES-LAC)

A Associação de Economia da Saúde da América Latina e Caribe foi criada em 24 de julho de 2008, por ocasião do III Congresso de Economia da Saúde da América Latina e do Caribe, realizado em Havana, Cuba.

Participaram do ato de criação os seguintes representantes de associações: Ginés González García, Arturo Schweiger, Mónica Levcovich e Arnaldo Medina da AES Argentina; Silvia Porto, Maria Alicia Domínguez e Aquilas Mendes da ABRES do Brasil; Alfredo Román da AES Chile e Marisa Buglioli da AES do Uruguai.

A Associação de Economia da Saúde da América Latina e do Caribe, que passou a ser identificada pela sigla AES-LAC, é uma associação civil de direito privado, de caráter regional, sem propósitos lucrativos, cuja finalidade é reunir as associações de economia da saúde dos países da América Latina e do Caribe.

O objetivo geral da AES-LAC é desenvolver e divulgar o conhecimento científico na área de economia da saúde com o fim de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas tendentes a promover a equidade e justiça social nos sistemas de saúde nos países da América Latina e do Caribe.

São objetivos específicos da AES-LAC:

  1. promover a constituição de novas associações e fortalecer as existentes;
  2. promover as relações entre as associações de economia da saúde da região, assim como com a de outras regiões;
  3. organizar e realizar diferentes tipos de encontros interdisciplinares que facilitem o alcance de seu objetivo geral, especialmente congressos, reuniões acadêmicas, seminários regionais e sub-regionais;
  4. promover e apoiar a realização de estudos no campo da economia da saúde;
  5. contribuir para articulação das associações com instituições acadêmicas e de investigação, organismos governamentais e não governamentais para a consecução de seus objetivos.


A AES-LAC é dirigida por um Conselho de Diretor, composto por, pelo menos, um representante das associações que integram a Associação da América Latina e Caribe. A presidência do Conselho é rotativa entre os representantes das associações dos países que a compõem. O Conselho tem um Presidente, um vice-presidente, um secretário geral, um secretário científico e um secretário de relações institucionais todos escolhidos por um período de dois anos.

Atualmente fazem parte das AES-LAC as associações de economia da saúde dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Paraguai e Uruguai. O primeiro Conselho Diretor da AES-LAC teve como presidente Ginés Gonzales Garcia (Argentina) e Silvia Marta Porto (Brasil) como vice e o mandato abrangeu o período de julho de 2008 a julho de 2010. Depois o Conselho Diretor, que tomou posse em julho de 2010, teve como presidente e vice - presidente Sérgio Francisco Piola (Brasil) e Camilo Cid (Chile). Atualmente é formado por Camilo Cid (Chile) e 

Até 2016 foram realizados sete congressos latino-americanos, que normalmente se realizam junto com Encontros ou Jornadas nacionais:

  • I Congresso - Rio de Janeiro (2004);
  • II Congresso - Buenos Aires, Argentina (2006);
  • III Congresso - Havana, Cuba (2008);
  • IV Congresso - Santiago do Chile (2010);
  • V Congresso - Montevidéu (11/2012) - “Saúde, proteção social e desenvolvimento econômico: o desafio da sustentabilidade dos sistemas de saúde ”.
  • VI Congresso  - São Paulo (09/2014) - "Saúde, Desenvolvimento e Território"
  • VII Congresso - Buenos Aires (09/2016 - Perspectivas econòmicas y futuro del sector salud en Latinoamérica y el Caribe



Contato

Pagamento de Anuidade

Clicando nos botões abaixo, você será redirecionado para o site pagseguro.uol.com.br, onde deverá preencher os campos solicitados e ao final selecionar a forma de pagamento "BOLETO BANCÁRIO". Imprima e pague o boleto bancário.

A confirmação do pagamento e da inscrição será feito por e-mail, em até 03 dias úteis.

1. ANUIDADE ABrES 2015: R$ 250,00

2. ANUIDADE ABrES 2016: R$ 230,00