X Encontro - Porto Alegre (2011)

Programação do X Encontro Nacional de Economia da Saúde
26 de outubro de 2011
Cursos pré-evento:
1. Informatização da Regulação e a Economia da Saúde - caso de Porto Alegre/RS
Carga horária: 6 horas/aula
Palestrantes: Marcelo Bósio, Jorge Luis Callai Della Flora, Elaine Twiddie e Gladis Jung (coordenadora do curso) (Secretaria Municipal da Saúde/RS).
Resumo: Objetivo do curso é relatar a experiência do município de Porto Alegre na informatização da regulação da atenção à saúde e as relações com a economia da saúde. Busca, desta forma, proporcionar o intercâmbio de experiências e delinear conhecimentos básicos necessários para identificar, compreender e solucionar os problemas relacionados à Informatização da Regulação, incluindo a bibliografia fundamental e complementar para avançar no entendimento de cada tópico abordado.

2. Introdução à Farmacoeconomia
Carga horária: 6 horas/aula
Palestrantes: Ricardo Letizia Garcia (UERGS), Giacomo Balbinotto Neto (UFRGS) e Márcia Regina Godoy (UNISINOS - Coordenadora do curso).
Resumo: Um dos principais objetivos deste curso é mostrar quais são e como aplicar os princípios econômicos básicos que irão ser utilizados na farmacoeconomia. Deste modo, busca-se proporcionar aos alunos conhecimentos básicos necessários para identificar, compreender os problemas relacionados ao seu funcionamento bem como a bibliografia fundamental e complementar para que ele possa avançar no entendimento de cada tópico abordado.

3. Financiamento em Saúde Mental
Carga horária: 4 horas/aula.
Palestrantes: Profª Miriam Dias (UFRGS) e Károl Veiga Cabra (Coordenadora da Política de Saúde Mental da Secretaria da Saúde/RS).
Resumo: Atualizar e informar os usuários, profissionais e gestores de saúde, bem como a comunidade acadêmica sobre o financiamento das ações e serviços de saúde mental no Brasil e no Rio Grande do Sul.

4. Busca por informação e evidência científica em Economia da Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS ECOS
Carga horária: 4 horas/aula (Laboratório de Informática)
Palestrante: Rosemeire Rocha Pinto (BIREME/SP)
Resumo: O acesso à informação e evidência científica é crucial para apoiar e proporcionar o desenvolvimento da pesquisa e os processos de tomada de decisão em Saúde. O objetivo desta atividade é treinar o profissional para acessar a melhor informação científica disponível na BVS, considerando a área de Economia da Saúde.

5. Introdução à Conta-satélite de Saúde Brasileira
Carga horária: 6 horas/aula
Palestrante: Maria Angélica Borges dos Santos (ENSP/Fiocruz) e Luciana Santos Servo (IPEA).
Resumo: Apresentar a Conta - satélite de saúde brasileira e seus fundamentos metodológicos e conceituais, com o intuito de familiarizar os interessados com as informações macroeconômicas dela derivadas e a forma de obtê-las.

14h - 15h - Apresentação de trabalhos
Sessão Ordinária A
Coordenador de Mesa: Ricardo Dathein (UFRGS)
1 - Gastos das famílias brasileiras com medicamentos: análise das Pesquisas de Orçamentos Familiares de 1995-1996, 2002-2003 e 2008-2009 - Leila Posenato Garcia; Matheus Stivali; Lúcia Rolim Santana; Adriana Pacheco Aurea; Luís Carlos G. de Magalhães.
2 - Perspectivas para financiamento e gasto público em saúde - Sergio F. Piola, Luciana MS Servo, Edvaldo Batista de Sá e Andrea Barreto de Paiva.
3 - Repasse de recursos federais de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade X evolução de indicadores do Pacto pela Saúde: um estudo comparativo nas regiões brasileiras, 2002 a 2010 – Chim Smarzaro, Pedro Lucas de Moura Palotti e Sandro Terabe.
4 - Gastos do Ministério da Saúde com a compra de medicamentos para atendimento a demandas judiciais: 2005-2010 - Adriana Pacheco Aurea, Leila Posenato Garcia, Luís Carlos G. de Magalhães, Carolina Fernandes dos Santos, Matheus Stivali.

Sessão Ordinária B
Coordenador de Mesa: Paulo de Andrade Jacinto (PUC-RS)
Outcome Effect in a NHS: the Portuguese Case - Gisele Teixeira Braun e Pedro Pita Barros.
1 - Risco moral no contexto de perda da cobertura de seguro - Ana Carolina Maia; Monica Viegas Andrade; Flávia Lúcia Chein.
2 - Mudanças no mercado brasileiro para o tratamento da disfunção erétil intercorrentes da quebra da patente do citrato de sildenafila  - Luiz Marques Campelo, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Maria Eneida Porto Fernandes.
3 -Análise do ressarcimento SUS segundo modalidade da operadora e situação de pagamento - José Alexandre Buso Weiller.

Sessão Ordinária C
Coordenadora de Mesa: Martha Teixeira (Secretaria de Estado da Saúde - BA)
1 - Análise de custo – efetividade de brometo de tiotrópio versus salmeterol para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica na perspectiva do sistema de saúde  público: papel do tratamento de manuteção na prevenção de exacerbações em pacientes graves - Vitor Daniel Nasciben.
2 - Utilização do ML FLOW para auxílio diagnóstico e caracterização do tipo de hanseníase no Rio Grande do Sul: um estudo de custo efetividade - Marlisa Siega Freitas e Nêmora Tregnago Barcellos.
3 -Uma proposta metodológica para avaliação de desempenho de redes de pesquisa: O caso do Instituto Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia em Saúde – Fabiana Raynal Floriano; Marcelle de Oliveira Cardoso; Luiz Eugenio Portela Fernandes de Souza; Rosana Aquino Pereira; Maurício Lima Barreto; Sebastião Loureiro.
4 - Análise de custo efetividade do uso de armadilhas para caputra do mosquito transmissor do dengue no contexto do Sistema Único de Saúde  - Fabiana Raynal Floriano; Martha Carvalho Pereira Teixeira; Priscilla Pereira Teixeira; Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza; Sebastião Antonio Loureiro de Souza e Silva; Maria da Gloria Teixeira; Vanessa C.G.S. Morato.

Sessão Ordinária D
Coordenador de Mesa: Marcos Antônio de Oliveira Lobato (Secretaria da Saúde - RS)
1 - Elaboração de guia para avaliação da eficiência de redes integradas de serviços de saúde na América Latina é Projeto EQUITY-LA - Pierre De Paepe, Ingrid Vargas,  Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão-filho, Maria Rejane Ferreira da Silva, Amparo Susana Mogollón, Jean-Pierre Unger e Maria-Luisa Vázquez.
2 - Consumo de produtos lácteos e renda familiar de gestantes nutrizes de Fortaleza - Maria do Socorro Gomes de Oliveira; Nadia Tavares Soares; Emanuel Diego dos Santos Penha; Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
3 - O uso da Estratificação de Risco por DRG-Case Mix e seu impacto potencial na redução da Permanência Média na rede de Hospitais da Unimed Porto Alegre - Marcio Hampe, Marcelo Neubauer de Paula, Mariana Bartels e Glauco Samuel das Chagas.
4 - Gastos com serviços médicos por status de sobrevivência no setor de saúde suplementar no Brasil - Mônica Viegas Andrade; Ana Carolina Maia; Cristina Guimarães Rodrigues.
Avaliação da eficiência nas ações em hipertensão arterial sistêmica na atenção básica - Aparecida de Cássia Rabetti e Sergio Fernando Torres de Freitas.

15h - 16h - Apresentação de trabalhos
Sessão Ordinária E
Coordenadora de Mesa: Miriam Dias (UFRGS)
1 - Política industrial para o complexo de saúde: caminho para universalização? – Leila Maria Bedeschi Costa.
2 - Análise das relações entre o financiamento público e o crescimento do mercado brasileiro de planos de saúde - Debora Maltez Farias Costa, Garibaldi Dantas Gurgel Júnior, Idê Gomes Dantas Gurgel.
3 - Investigaciones Económicas del Hospital El Cruce Provincia de Buenos Aires Argentina - Rafael Kurtzbart e Arnaldo Medina.
4 - Riscos dos Direitos Universais da Saúde: da fragilidade histórica do financiamento as incertezas dos Governos Lula - Áquilas Mendes e Rosa Marques.

Sessão Ordinária F
Coordenadora de Mesa: Maria Alice Lahorgue (UFRGS)
1 - Análise dos gastos e dos custos com o tratamento do diabetes mellitus para usuários da estratégia Saúde da Família em municípios do Estado de Pernambuco– SERVIDIAH - Michelly Geórgia da Silva Marinho; Eduarda Ângela Pessoa Cesse; Adriana Falangola Benjamin Bezerra; Islândia Maria Carvalho de Sousa; Annick Fontbonne; Eduardo Freese de Carvalho.
2 - Financiamiento, Gasto y Recuperación de Costos en Hospitales Provinciales: El caso de Argentina – Arturo Schweiger
3 - Análise do financiamento dos medicamentos demandados judicialmente - Izamara Damasceno Catanheide Torres; Sebastião Antonio Loureiro de Souza e Silva; Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza; Jane Mary de Medeiros Guimarães; Lindemberg Assunção Costa; Gisélia Santana Souza.
4 - Perfil das empresas contratantes de planos privados de saúde coletivos - Daniel Sasson.
5 - Epidemiologia e impacto econômico do câncer de colo de útero no Estado de Roraima (Brasil): a perspectiva do SUS – Giacomo Balbinotto Neto e Allex Jardim

Sessão Ordinária G
Coordenador de Mesa: Edmundo Gallo (Fiocruz)
1 - O Programa de Reestruturação dos hospitais de ensino do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre sob a análise de três indicadores: a média de permanência hospitalar, a média de permanência na UTI e a taxa de ocupação hospitalar - Luís Fernando Kranz; Ricardo Letizia Garcia
2 - O processo regulatório do mercado de planos de saúde no período do pós Agência Nacional de Saúde Suplementar - Debora Maltez Farias Costa, Garibaldi Dantas Gurgel Júnior, Idê Gomes Dantas Gurgel
3 - Reestruturação dos hospitais universitários: futuro incerto - Fabiana dos Santos Monteiro
4 - Regionalização Solidária do Estado do Ceará: avaliando o cumprimento de metas de um Hospital Pólo, viabilizando acesso e resolutividade - Maria Verônica Sales da Silva; Socorro Moises; Hanna Matos Dourado; Alessandra Pimentel de Sousa

Sessão Ordinária H
Coordenador de Mesa: Sérgio M. M. Monteiro (UFRGS)
1 - Análise do custo de medicamentos e do risco cardiovascular em pacientes morbidamente obesos antes e após a realização da cirurgia bariátrica - Tanise Savaris Schossler, Gabriel, R. M. Freitas, Ariston F. Rocha, Isabela Heineck, Edyane Lopes
2 - Análise de minimização de custos do gás medicinal oxigênio em dois hospitais polo no Ceará - Magda Ferreira da Silva, Maria Helena Lima Sousa, Marcílio Nascimento de Farias
3 - Avaliação da eficiência nas ações em saúde na atenção primária - Aparecida de Cássia Rabetti e Sérgio Fernando Torres de Freitas
4 - Impacto de Economia de Oxigênio Medicinal utilizando-se um Fluxômetro digital auto regulado a pressão de rede - Marcelo Neubauer de Paula, Mariana Bartels, Vinicius Pinto Lanfranchi, Flavio de Martin

18h30min - 19h
SOLENIDADE DE ABERTURA DO X ENCONTRO NACIONAL DA ABRES - Presidente da ABrES; Representante do UFRGS; Representante da FCE; Representante do Ministério da Saúde; Representante da Secretaria de Estado da Saúde – RS; Representante da Secretaria de Municipal de Saúde de Porto Alegre- RS; Representante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS); Representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
19h às 20h
Palestra: Desenvolvimento, economia e saúde: novos paradigmas na política pública - Carlos Gadelha - Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

27 de outubro de 2011
8h - 9h - Apresentação de trabalhos
Sessão Ordinária I
Coordenadora de Mesa: Juliana Maciel Pinto (Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura
Municipal de Porto Alegre/RS)
1 - Qualidade do gasto público em Saúde no Município de Parnamirim/RN - Maria de Fatima Medeiros de Queiroz
2 - O Pacto pela Saúde e a alocação de recursos: um estudo de adequação utilizando redes neurais artificiais - Ana Emília Teixeira Brito, Adriana Falangola Bejamin Bezerra, Paulo José Duarte Neto, Islândia M. Carvalho de Sousa
3 - Do Planejamento aos Resultados em Saúde: distribuição dos recursos federais SUS pelo Índice de Valorização da Gestão - Aquilas Mendes, Marcel Leite e Rosa Marques
4 - Perfil das ações civis públicas na judicialização da Saúde em Minas Gerais - Eli I G Andrade, Orozimbo H. Campos Neto,Tiago L Coelho, Aline V Pereira, Fernanda B Vasconcelos, Mariângela L Cherchiglia, Francisco de A Acurcio, Carlos D Machado, Felipe Férre, Ana C Norbim P Cunha, Marcele C Feijó, Natália N P Cunha
5 - Perfil Sócio-Demográfico da Utilização dos Leitos de Internação em Hospitais Públicos Municipais de São Paulo - Alexandra Bulgarelli do Nascimento

Sessão Ordinária J - Sala PIRATINI
Coordenador de Mesa: Ronaldo Herrlein Júnior (UFRGS)
1 - As mudanças no mundo do trabalho e seus reflexos no setor saúde – Wássila Mariana Silva Receputi
2 - Gastos públicos em saúde no Brasil e Espanha: um enfoque no financiamento de medicamentos da atenção primária - Talita Miranda Pitanga Barbosa, Izamara Damasceno Catanheide Torres, Lindemberg Assunção Costa Expectativa de Vida e Gastos públicos em Saúde - Janice Dornelles de Castro e Maria Lecticia Machry de Pelegrini
3 - Gastos do Sistema Único de Saúde com internação em condições sensíveis à Atenção Primária, no Ceará - Maria Alrenice de Oliveira, Maria Helena Lima Sousa, Lindélia Sobreira Coriolano, Érica Venâncio Coriolano, Ana Caroline Araújo Nogueira

9h45min – 12h
Painel 1: Desenvolvimento e Saúde: perspectivas conceituais.
Coordenação: Gabriel Ferrato dos Santos (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)
Palestrantes: Arno Augustin (Secretaria do Tesouro Nacional - MF); Roberto Passos Nogueira (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA); Carlos Gadelha (Secretaria de Ciência e Tecnologia - MS)

14h - 15h
Painel 2: Rede de Economia da Saúde
Coordenação: Maria Helena Lima Sousa (Secretaria Estadual de Saúde - CE)
Palestrante: Fabíola Sulpino Vieira (Programas e Projetos em Economia da Saúde - MS)

15h - 16h30min
Painel 3: Regulação do Setor Saúde.
Coordenador: Rodrigo Mendes (Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES); Palestrantes: Fausto Pereira dos Santos - (Assessoria Especial - Ministério da Saúde); Maria Alícia Ugá (Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz); Ligia Bahia (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)

16h45min - 18h45min
Painel 4 : Economia na Gestão da Saúde.
Coordenação: Sebastião Loureiro (Universidade Federal da Bahia - UFBA);  Palestrantes: Adail Rollo (Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento - MS); Alcindo Ferla (Escola de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS); Ana Luiza D'Avila Viana (Universidade de São Paulo - USP); Maria Luiza Jaeger (SES-RS)

28 de outubro de 2011
8h - 10h
Painel 5 - Inovação, Avaliação e Tecnologia em Saúde
Coordenação: Eli Iôla Gurgel Andrade (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG); Palestrantes: Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão, filho (Universidade de Pernambuco - UPE e Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP); Francisco Acúrcio (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG); Ricardo de Souza Kuchenbecker (Faculdade de Medicina - FAMED da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS); Carisi Anne Polanczik (Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Coordenadora Adjunta do Instituto de Avaliação em Tecnologia de Saúde - IATS/HCPA - UFRGS)

Painel 6: Financiamento dos Sistemas Universais de Saúde.
Coordenação: Maria Elizabeth Barros (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA); Palestrantes: Áquilas Mendes - (Faculdade de Saúde Pública/USP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP); Silvia Marta Porto (Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz); Elias Jorge (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG); Flávia Poppe de Munhoz (OPAS/OMS)

14h - 16h
Painel 7: Saúde em países do MERCOSUL: Desafios da Equidade no Acesso
Coordenadora: Janice Dornelles de Castro (ABRES e UFRGS); Palestrantes: Migule Angel Garcia – Uruguai; Camilo Cid Pedraza – Chile; Martin Morgenstern – Argentina; Rúben Gaete – Paraguai; Sérgio Francisco Piola – Brasil

Dos resumos submetidos à Comissão Científica, 39 foram selecionados para apresentação oral e 45 na modalidade de “poster”.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Instituição: 
ABrES

Contato

Pagamento de Anuidade

Clicando nos botões abaixo, você será redirecionado para o site pagseguro.uol.com.br, onde deverá preencher os campos solicitados e ao final selecionar a forma de pagamento "BOLETO BANCÁRIO". Imprima e pague o boleto bancário.

A confirmação do pagamento e da inscrição será feito por e-mail, em até 03 dias úteis.

1. ANUIDADE ABrES 2015: R$ 250,00

2. ANUIDADE ABrES 2016: R$ 230,00