XI Encontro - São Paulo (2014)

Nos dias 24 a 26 de setembro de 2014, no Novotel-Jaraguá, na cidade de São Paulo, realizou-se o XI Encontro Nacional de Economia da Saúde. Na mesma oportunidade, foi realizado o VI Congresso de Economia da Saúde da América Latina e Caribe.Com o tema Saúde, Desenvolvimento e Território, os eventos foram dedicados a Gilson Carvalho, um dos mais expressivos militantes do sistema público de saúde brasileiro, a quem perdemos em 03 de julho. Os objetivos do Encontro / Congresso foram: a) Difundir o conhecimento científico e tecnológico do campo da Economia da Saúde da América Latina e Caribe; b) Reunir especialistas, profissionais de diferentes segmentos do setor saúde e acadêmicos com interesse na área da Economia da Saúde para aprofundar a discussão de temas relevantes para os sistemas de saúde da região, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS); e c) Discutir como avançar no binômio Saúde / Desenvolvimento, tendo em vista as desigualdades decorrentes da problemática da ocupação territorial dos países. Todos os objetivos foram alcançados. Tivemos a presença de 305 pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na área da economia da saúde, do Brasil (na sua maioria), do Chile, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Colômbia, de Portugal e da Inglaterra. Além disso, contamos com a presença de conferencistas renomados, vindos do México, dos Estados Unidos, do Equador, do Chile e da Espanha, além de palestrantes brasileiros conceituados. O público brasileiro abrangeu as mais diferentes regiões do país, com destaque, por sua distância, de servidores da região norte. Também os minicursos pré-encontro tiveram presença de interessados de diferentes partes do país. O evento, ainda, contou com a presença de representantes de associações da área da saúde do Brasil, tal como o Cebes, a Abrasco, o Idisa e a APSP.O programa de atividades realizado no evento permitiu se discutir a problemática da Saúde brasileira a partir do contexto internacional, com destaque para a crise econômica e financeira mundial, para a situação europeia e norte-americana atual, bem como para as experiências e propostas ora em pauta na América Latina.  Já na temática “Desenvolvimento, Saúde e Território”, discutiu-se Alternativas para superar as desigualdades de acesso aos serviços e As contribuições do setor saúde para o desenvolvimento econômico. O evento ainda tratou da Regionalização e das redes para o enfrentamento das desigualdades e da Implantação de intervenções em saúde baseadas em evidências. Durante o XI Encontro e o VI Congresso, foram ainda discutidos noventa e seis trabalhos (31 posteres e 65 papers), todos eles apresentados de forma oral. Os trabalhos foram selecionados por uma Comissão Científica, organizada a partir dos eixos: Gestão em Saúde; Avaliação Econômica Em Saúde; Equidade e desigualdades em Saúde; Estado, mercado e regulação em Saúde; Financiamento e gasto em Saúde; e Aspectos gerais da Economia da Saúde.
No período pré-Encontro, realizaram-se, ainda, dois minicursos: a) Busca por informação e evidência científica em Economia da Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde; e b) Regionalização e Governança no SUS.
Todos o material apresentado - posteres, trabalhos e conferências podem ser encontrados nesta página, em Anais.
A programação do Encontro / Congresso foi a que segue:

24 de setembro de 2014 14 às 18 h
Mini-curso 1: Busca por informação e evidência científica em Economia da Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde – DESID/MSMini-curso 2: Regionalização e Governança no SUS – SGEP/MS

18:30 h – Abertura
Rosa Maria Marques (ABrES); Camilo Cid (AES-LAC); Fabíola Sulpino Vieira (Desid); André Luís Bonifácio de Carvalho (SGEP) e Alejandra Carrillo Roa (OPAS).

19:15 h – Conferência: Mundialização do capital, crise econômica e direitos sociais.
Coordenação: Rosa Maria Marques (ABrES)Conferencista: François Houtart - filósofo e teólogo. Doutor em Sociologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Peritus especialista nas sessões do Vaticano II; recebeu, em 2009, o Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e Não-Violência.

20:30 h – Confraternização 
25 de setembro de 2014
08:00 às 10 h – Sessões ordinárias - 1 a 8 

10:15 às 12:15 h – Crise e direitos sociais: as experiências dos EUA e da Europa
Coordenação: Sérgio Francisco Piola (ABrES)
Conferencistas: Jeffrey Harris – doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia; professor do Departamento de Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Vicente Ortún – Decano e professor da Escola de Economia e Ciências dos Negócios da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Diretor do Centro de Pesquisa em Economia e Saúde (CRES) da Universidade Pompeu Fabra.

14:00 às 15:45 h – Desenvolvimento, Saúde e Território

1 – Alternativas para enfrentar as desigualdades de acesso aos serviçosCoordenação: Sebastião Loureiro (ABrES)Conferencista: Patricia María Triunfo Urretavizcaya – presidente da AES –Uruguai, Doutora em Economia pela a Universidade de Granada (Espanha), diretora do Departamento de Economia – FCS-UdelaR
2 – Contribuições do setor saúde para o desenvolvimento econômico
Coordenação: Fabíola Sulpino Vieira, Diretora do Desid  - SE/Ministério da SaúdeConferencistas: Camilo Cid – Universidad Católica de Chile e presidente da AES_LAC e Arturo Schweiger - AES-Argentina
16:30 às 18:30 h – Sessões Ordinárias 09 a 16
Programa Nacional de Gestão de Custos – Desid
Coordenação: Flávia Poppe Muñoz
18:30 h – Asssembléia da ABrES 26 de setembro de 201408:00 às 10 h – Sessões ordinárias 17 a 21

10:15 às 12:15 h – O direito à saúde na América Latina nos anos 2000
Coordenação: Maria Alícia Ugá – (ABrES; Fiocruz/ENSP)Conferencistas: Asa Cristina Laurell – médica, mestre em Saúde Pública, doutora em Sociologia pela Universidade Autônoma do México. Foi secretária de saúde do Distrito Federal (cidade do México) e Felix Rigoli – Senior Advisor em Sistemas de Saúde, OPAS, OMS – Brasil

14:00 às 15:45 h – Sessões 1 e 2
1 – Regionalização e Redes para o enfrentamento das desigualdades
Coordenação: Maria Elizabeth Diniz Barros (ABrES)Conferencistas: Patrícia Ribeiro (ENSP) e Sílvia Porto (ABrES; Fiocruz/ENSP)
2 – Implantação de intervenções em saúde no Brasil baseada em evidênciasCoordenação: Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão Filho (ABrES).Conferencistas: Vânia Cristina Canuto Santo - Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde; Jorge Barreto – Departamento de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde e Patrícia Coelho de Soárez – Departamento de Medicina Preventiva – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

16:30 às 17:30 h – Movimento da Reforma SanitáriaCoordenação: Eduardo / Fagnani – Unicamp;Participantes: Ana Maria Costa - Cebes; Eli Iola Gurgel Andrade - Abrasco; Áquilas Mendes – ABrES; Nélson Rodrigues dos Santos - Idisa; e Marília Louvison - APSP

17:30 às 18:00 h – Encerramento

Instituição: 
ABrES

Contato

Pagamento de Anuidade

Clicando nos botões abaixo, você será redirecionado para o site pagseguro.uol.com.br, onde deverá preencher os campos solicitados e ao final selecionar a forma de pagamento "BOLETO BANCÁRIO". Imprima e pague o boleto bancário.

A confirmação do pagamento e da inscrição será feito por e-mail, em até 03 dias úteis.

1. ANUIDADE ABrES 2015: R$ 250,00

2. ANUIDADE ABrES 2016: R$ 230,00