Homenagem ao professor Antonio Carlos Coelho Campino

qua, 10/04/2013 - 20:36 -- editor

No dia 5 de abril de 2012, foi realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Seminário sobre Economia Social em homenagem ao professor Antonio Carlos Coelho Campino. A Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) esteve presente ao evento, representada pelo associado Sérgio Francisco Piola, membro do Conselho Fiscal.
A trajetória acadêmica do professor Antonio Carlos Coelho Campino teve início em 1965 quando ele se graduou em Economia pela Universidade de São Paulo. Conquistou o título de mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Vanderbilt, Estados Unidos, em 1968. Alcançou o título de doutor em pela Universidade de São Paulo em 1972 com a tese sobre migrações internas no Brasil.
Sua vida profissional como docente e pesquisador na FEA/USP teve início em 1967. Desde então assumiu o ensino na graduação e na pós-graduação de disciplinas relacionas à teoria econômica, demografia econômica, economia brasileira e economia da saúde. A produção científica do professor Campino é vasta e claramente vinculada ao estudo do bem-estar social, como atestam, só para citar dois ou três exemplos, seus trabalhos na área de nutrição e na área de economia da saúde onde desenvolveu trabalhos na área da equidade no acesso/utilização dos serviços de saúde e em relação aos gastos catastróficos das famílias com saúde. Ainda como docente, foi responsável por mais de 20 orientações concluídas ou em andamento de dissertações de mestrados e / ou teses de doutorado.
Fora do âmbito acadêmico, vale pontuar a participação do professor Campino como assessor regional da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) em economia dos alimentos entre 1989 e 1990 e em economia da saúde entre 1990 e 1994 e, na sua volta ao Brasil, no final dos anos 90, na Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES).
Quando ingressou na OPAS, Campino era o único economista naquela entidade que, então, contava com cerca de 500 funcionários, na sua maioria profissionais de saúde. A sua contribuição para fortalecer a interdisciplinaridade da OPAS/OMS foi inegável.
Num evento inesquecível em 1991, ele promoveu e dirigiu um debate precioso com o economista Albert Fishlow sobre o Estado latino-americano. Na OPAS, ele preparou um artigo pioneiro sobre fundos de emergência e inversão social nas Américas, que foi incluído numa publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Macroeconomia e Saúde. Mais adiante, ele escreveu artigo sobre alternativas do financiamento da atenção à saúde na América Latina e Caribe. Um outro trabalho original, por ele coordenado, tratou da conversão da dívida externa como uma opção para o financiamento adicional do setor saúde.
Campino foi o quarto presidente da ABrES no período de 2000 a 2002. Como Presidente da Associação, teve participação importante nas atividades preparatórias para aprovação do Projeto de Cooperação Técnica Brasil e Reino Unido, na área de Economia da Saúde. Esse projeto, desenvolvido de 2002 a 2005, significou um ponto de inflexão no desenvolvimento da economia da saúde no Brasil por todas as atividades que promoveu no âmbito da divulgação, pesquisa, capacitação de pesquisadores, docentes e gestores, além do apoio à institucionalização da economia da saúde nas instituições gestoras do SUS e em instituições
acadêmicas. Desde então, a ABrES sempre tem contado com a participação do professor Campino em seus eventos e nos Comitês Científicos das Jornadas e Encontros realizados.
A economia da saúde vem se expandindo intensamente no Brasil. Muitos dos resultados alcançados são frutos da dedicação de pessoas como o professor Campino. Obrigado, Campino! Esperamos, ainda por muito tempo, continuar contando com sua colaboração serena e competente.
Abril de 2013
ABrES

Contato

Pagamento de Anuidade

Clicando nos botões abaixo, você será redirecionado para o site pagseguro.uol.com.br, onde deverá preencher os campos solicitados e ao final selecionar a forma de pagamento "BOLETO BANCÁRIO". Imprima e pague o boleto bancário.

A confirmação do pagamento e da inscrição será feito por e-mail, em até 03 dias úteis.

1. ANUIDADE ABrES 2015: R$ 250,00

2. ANUIDADE ABrES 2016: R$ 230,00