Nota oficial sobre Direito à Saúde, Direito à Vida

ter, 25/06/2013 - 11:06 -- editor

A Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABrES considera alvissareira a presença de demandas relativas à saúde nas manifestações que tomaram conta das ruas em todo o país. O direito a boas condições de saúde e a adequada e oportuna atenção integral à saúde, por meio de um sistema público universal, que assegure gratuitamente assistência de qualidade a todos, sempre tiveram presença prioritária nas lutas da ABrES.
Esse despertar da sociedade para a importância de levar para as ruas a luta por um sistema público de saúde de boa qualidade revitaliza as teses que nortearam o Movimento pela Reforma Sanitária, que alcançou as conquistas inscritas na Constituição de 1988. Para torná-las realidade cabal, precisamos agora lutar para que se assegurem as condições necessárias ao seu pleno exercício.
Isso inclui a superação de gargalos e a solução de muitos problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde - SUS, e a ABrES destaca como prioritária a luta por:
- melhores condições de financiamento, o que pode ser obtido através do Projeto Saúde +10, que objetiva a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular determinando que o governo federal destine 10% da Receita Bruta da União para ações e serviços públicos de saúde;
- investimentos destinados a ampliar e equipar as unidades integrantes da rede pública de saúde em todas as regiões;
- adequadas condições de trabalho e de remuneração para os profissionais de saúde;
- garantia da disponibilidade de equipamentos e medicamentos na rede pública em todas as regiões do país, superando as iniquidades hoje existentes;
- fortalecimento e respeito às decisões das instâncias de participação e controle social, em particular dos conselhos de saúde;
- eliminação dos subsídios aos Planos Privados de Saúde e exigência de ressarcimento ao SUS por atendimentos prestados aos seus afiliados.
- ampliar a compreensão da saúde como bem público e impedir que seja convertida em mercadoria na esfera privada.
Enfim, o direito à cidade, no qual se inserem as reivindicações das ruas, se relaciona na sua essência com o direito à vida, para o qual o direito à saúde é elemento fundamental.

Diretoria da ABrES

Pagamento de Anuidade

Clicando nos botões abaixo, você será redirecionado para o site pagseguro.uol.com.br, onde deverá preencher os campos solicitados e ao final selecionar a forma de pagamento "BOLETO BANCÁRIO". Imprima e pague o boleto bancário.

A confirmação do pagamento e da inscrição será feito por e-mail, em até 03 dias úteis.

1. ANUIDADE ABrES 2015: R$ 250,00

2. ANUIDADE ABrES 2016: R$ 230,00