Com quase 180 mil mortes causadas pela Covid-19 em todo o país, segundos os dados mais recentes, e dos diversos ataques ao Sistema Único de Saúde (SUS), as entidades que compõem o movimento Frente Pela Vida lançam na próxima terça-feira (15) a campanha “O Brasil precisa do SUS”. O evento será transmitido ao vivo, às 14 horas, através do canal da Abrasco no YouTube.
O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para a importância da defesa do SUS, dos riscos vigentes e dos sucessivos ataques sofridos pelo Sistema, como a recente publicação do decreto nº 10.530, que teve a intenção de privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil.
O movimento também faz crítica às medidas governamentais que vêm promovendo o desfinanciamento do SUS, agravando a situação para 2021 e colocando em risco a capacidade de atender à demanda reprimida no pós pandemia.
No último dia 25 de novembro, a Frente Pela Vida publicou uma carta, criticando a negligência do governo federal diante da pandemia de Covid-19. Uma das principais reivindicações é a recuperação do orçamento do SUS e um plano de vacinação para a Covid-19, que ainda não existe no Brasil.
O documento menciona que “o presidente da república incentivou aglomerações, desarticulou medidas de proteção de populações vulneráveis, como os povos indígenas. Não existe plano para a futura vacinação, o que gera ansiedade e insegurança na população”. Num outro trecho, há a reafirmação das ações de Atenção Primária como fundamentais nesse contexto, que requer o financiamento adequado para a Saúde Pública.
Para ler a carta na íntegra, clique aqui.
O quê? Lançamento da campanha “O Brasil precisa do SUS”
Quando? 15/12 (terça-feira), às 14h
Link da transmissão: TV Abrasco no YouTube