Livro “Economia Pós-Pandemia” desmonta mitos da austeridade fiscal e propõe nova agenda econômica

O que há por trás da política de redução de gastos sociais e o papel do Estado via reformas e privatizações? Para fazer um raio X da agenda econômica dominante no Brasil, 34 autores estão reunidos no livro “Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil”, lançado recentemente pela editora Autonomia Literária em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES/Brasil).

Com coordenação de Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira, a obra discute o discurso da austeridade fiscal, desmonta mitos, denuncia dogmas e consequências sociais da agenda econômica praticada atualmente no país. Segundo os organizadores, a publicação busca revelar como a agenda da austeridade é anacrônica ao negar o papel da política fiscal como indutora do crescimento e do emprego e é cruel ao propor o sacrifício das garantias constitucionais do financiamento dos direitos sociais.

O livro também aponta para o futuro e propõe uma nova agenda econômica para o país que reafirme os direitos sociais, o papel do Estado no provimento desses direitos e a política fiscal como ferramenta para o crescimento, preservação ambiental, redução das desigualdades sociais, regionais, raciais e de gênero, em direção a um projeto de desenvolvimento transformador da realidade brasileira.

A obra já está disponível gratuitamente em formato e-book (clique aqui para baixar). A versão física também está disponível em pré-venda através do site: autonomialiteraria.com.br.

Para assistir à live de lançamento do livro com a participação dos organizadores Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira, acesse o vídeo abaixo:

COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on twitter